Atendido pleito da deputada Larissa RN ganha novos defensores públicos

28

Atentando a um requerimento da deputada Larissa Rosado (PSDB) tomaram posse nesta quarta-feira, 05, quatro novos defensores públicos no estado do Rio Grande do Norte.

“Essa é uma luta antiga de nossos mandatos. Desde o meu primeiro mandato que cobro esse aumento de defensores, chamando atenção para o imenso déficit desses profissionais no RN”, lembra a parlamentar.

Dados da Defensoria Pública da União mostram que apenas 42% das comarcas possuem defensorias. No RN, não é diferente. Das 59 comarcas, apenas 13 têm defensores públicos em efetivo exercício, ou seja, 20%.

“Temos uma das situações mais graves do país, sendo a terceira pior colocação no ranking de defensorias públicas”, diz Larissa acrescentando que são 60 defensores em 13 comarcas, mesmo sendo o acesso à justiça um direito básico já que vivemos em um Estado Democrático.

O concurso, que aconteceu em 2016, tem vigência até setembro deste ano, podendo ser prorrogado por mais dois anos. Os aprovados são; Alexander Diniz da Mota Silveira, Marília Guiomar Neves Pedrosa Bezerra, Camila da Silveira Jales e José Nicodemos de Oliveira Segundo.

Com os novos empossados, a Defensoria potiguar passa a contar com 64 membros em seu quadro de defensores públicos.