“É necessária uma análise tranquila e baseada em fatos para que não sejam tomadas decisões precipitadas”, diz Abrasel, sobre aumento de casos de Covid no RN

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Norte – Abrasel ressalta que desde a reabertura do setor no início de julho, os índices analisados pela Prefeitura Municipal de Natal e sobretudo pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte se mantiveram estáveis ou em queda conforme sempre divulgado pelo comitê científico, secretarias de saúde e demais órgãos responsáveis.

É notório que o fato novo que houve nos últimos 30 dias foi a movimentação causada pelas eleições e que pode ter dado causa a esse aumento de contaminados.

É preciso que antes de qualquer decisão precipitada, que o sistema de saúde seja recomposto para atender à atual demanda e que depois de 15 dias, novas análises sejam feitas.

Junto a isso a prefeitura de Natal, Parnamirim e demais municípios, em conjunto com o Governo do Estado, devem reforçar a fiscalização em todas as regiões da capital e região metropolitana, nos mais diversos segmentos e não só no setor de alimentação fora do lar, ademais, fazê-la de maneira assertiva e não como vimos neste final de semana, onde os fiscais portavam decretos desatualizados, fazendo exigências que sequer constam nas regras atuais a fim de garantir o cumprimento do protocolo atual.

Entendemos que é preciso aumentar a conscientização da população e colocamos a Abrasel à disposição para colaborar nesse sentido.