“Investidores de criptomoedas devem se preparar para perder tudo”, alerta FCA, órgão regulador financeiro do Reino Unido

A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) voltou a alertar os investidores sobre os riscos de perder dinheiro ao investir em criptomoedas. O cão de guarda financeiro está se preparando para expandir sua influência no setor e fortalecer suas medidas anti-lavagem de dinheiro.

O recém-nomeado diretor de ativos digitais da FCA, Matthew Long, afirmou em entrevista que “bilhões de libras” estão sendo lavadas através de criptomoedas e que os investidores já relataram terem perdido todas as suas economias.

A lavagem de dinheiro é um crime financeiro que acontece quando indivíduos ou organizações utilizam meios ilícitos para ocultar a origem de fundos obtidos de forma ilegal.

Atualmente, a FCA é responsável apenas por realizar verificações anti-lavagem e verificações de crimes financeiros em empresas de criptomoedas. No entanto, sua esfera de influência pode se estender nos próximos anos, com consultas iminentes sobre a entrega de mais poderes à FCA sobre publicidade de criptomoedas e stablecoins.

“Esteja preparado para perder tudo”

Em entrevista ao Financial News, o novo diretor de ativos digitais da FCA afirmou estar vendo “enormes volumes de dinheiro lavados” no mercado financeiro atual.

Ele alertou que os investidores em criptomoedas devem estar preparados para perder todo o seu dinheiro, pois, em suas palavras, uma vez que o dinheiro é perdido, não há muito que possa ser feito para recuperá-lo.

Long também alertou sobre a necessidade de os investidores serem cautelosos e evitarem investimentos de alto risco sem antes realizarem a devida pesquisa e compreensão dos riscos envolvidos.

“O que estamos vendo são enormes volumes de dinheiro lavados. Bilhões de libras”, disse Matthew Long. “Também estamos vendo muitos consumidores nos dizendo que perderam tudo. [Eles perguntam] o que posso fazer? A resposta é nada. Uma vez que o dinheiro acabou, você o perdeu. É por isso que você continuará ouvindo nossa mensagem: Esteja preparado para perder todo o seu dinheiro.”

Em resumo, as declarações de Matthew Long destacam a necessidade de se manter ciente dos riscos envolvidos no mercado de criptomoedas e de ser cauteloso ao investir.

Long, que ingressou na FCA vindo da Agência Nacional de Crimes em outubro, também liderou a Unidade de Inteligência Financeira do Reino Unido. Ele está construindo uma unidade de criptomoedas no regulador e está procurando pelo menos 15 funcionários.

Ele também pediu colaboração global para impedir o surgimento de lacunas nas jurisdições, já que se trata de um problema internacional.

FCA

Esta não é a primeira vez que a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido faz alertas contra as criptomoedas. Em 2021, a FCA publicou um artigo afirmando que os investidores deveriam se preparar para perder tudo.

“Como acontece com todos os investimentos especulativos de alto risco, os consumidores devem se certificar de que entendem em que estão investindo, os riscos associados ao investimento e todas as proteções regulatórias aplicáveis.”, afirmou a FCA.

Para coibir golpes, a FCA exigiu que todas as empresas de criptomoedas na Inglaterra efetuassem registro no órgão. Esse foi mais um dos detalhes que a FCA pediu que investidores prestassem atenção, pois, empresas sem registro são consideradas criminosas.

Ainda em 2021, o presidente do Banco Central da Inglaterra (BoE, sigla em inglês), Andrew Bailey, reforçou o alerta, dizendo mais uma vez que aqueles que compram criptomoedas, como o Bitcoin, “devem estar preparados para perder todo o dinheiro investido.”

Livecoins com informações de Financial News – London