Materia do Jornal o Mossoroense – RN

henrique_alves

Henrique Alves anuncia edital de licitação do Aeroporto de São Gonçalo em audiência na AL:


O líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves, anunciou na manhã de ontem que o edital de licitação para a construção do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (RN) será publicado na próxima segunda-feira (9). O anúncio foi feito pelo deputado em pronunciamento na audiência pública sobre energia eólica, que aconteceu na manhã dessa sexta-feira, na Assembleia Legislativa do Estado. “O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante é fundamental para o desenvolvimento da economia do Rio Grande do Norte nos próximos anos”, explica o deputado.
A data de publicação do edital foi definida em reunião ocorrida na noite de quinta-feira (5) na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O diretor-presidente interino Carlos Eduardo Pellegrino assinou um termo de decisão onde aprova os documentos pertinentes ao processo de licitação. O consórcio que vencer o edital administrará o aeroporto por 28 anos. A previsão da Anac é de que a licitação custe, inicialmente, entre R$ 51,7 milhões e R$ 60 milhões, dependendo da concorrência. Este será o primeiro aeroporto privado mediante concessão do Brasil.
Luta antiga
O decreto que autoriza a concessão foi assinado pelo presidente Lula em junho de 2010, mas a luta de Henrique para pleitear a construção é antiga. O líder afirmou que fará dois apelos ao consórcio que vencer a disputa: agilidade nas obras para que o aeroporto esteja pronto antes da Copa de 2014 e que os empregos gerados sejam preenchidos por potiguares ou pessoas que moram no Rio Grande do Norte.