Moro autoriza atuação da Força Nacional no Ceará por mais 90 dias

Pedido foi aceito após manifestação do governador.

16

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou por mais 90 dias o emprego da Força Nacional de Segurança Pública, “em caráter episódico e planejado”, em apoio à Polícia Civil no Ceará. A decisão está numa portaria publicada nesta quinta-feira (6), no Diário Oficial da União. Segundo o documento, a ação tem o objetivo de “conter a criminalidade e reduzir o índice de homicídios”.

De acordo com a portaria, a autorização atende a uma solicitação feita pelo governador Camilo Santana no dia 15 de maio deste ano. O número de agentes disponibilizados dependerá da Secretaria Nacional de Segurança Pública, comandada pelo general Guilherme Theophilo.

O documento também prevê a prorrogação da Força Nacional no Ceará caso haja a necessidade.

Procurada pelo G1, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará confirmou por meio de nota que, o grupo que compõe a Força Tarefa de Polícia Judiciária do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) teve a permanência no Estado prorrogada por 90 dias.

O emprego da Força Nacional de Segurança Pública tem o objetivo de auxiliar os trabalhos de investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). A prorrogação atende a uma solicitação do Governo do Estado do Ceará.

Violência no estado

Com a onda de ataques criminosos ocorrida entre janeiro e fevereiro deste ano, 406 homens da Força Nacional desembarcaram no Estado para reforçar a segurança. Desde o dia 2 de janeiro, quando começaram as ações criminosas, ocorreram 261 ataques ordenados por facções contra ônibus, carros, prédios públicos, prefeituras e comércios, em 50 dos 184 municípios cearenses.

A Pointe Celular dispõe de um técnico especializado e certificado com selo ASTEC-RN, capacitado para sempre solucionar todos os problemas dos nossos clientes!
Entre em contato: (84) 9.8146-4720