Prefeitura Municipal de São Francisco do Oeste-RN – Saúde | NOTA DE ESCLARECIMENTO

73
A Prefeitura Municipal de São Francisco do Oeste-RN, através de sua Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, vem a público esclarecer a respeito da ausência temporária de médico na Unidade de Saúde.

Já é de conhecimento da população que desde o mês de fevereiro, uma de nossas equipes encontra-se sem médico pertencente ao Programa Mais Médicos do Governo Federal.

Com isto, estamos contando apenas com o suporte da Dra. Yadira Gonzalez, médica cubana, também pertencente ao referido programa. Acontece que, a demora para a chegada de um novo médico leva em consideração a espera pelo lançamento de um novo Edital do programa Mais Médicos, a qual parte da iniciativa do próprio Governo Federal. No entanto, a Gestão Municipal já oficializou interesse para preenchimento da vaga existente por um profissional cubano (e não brasileiro), mas ainda não obteve uma resposta oficial, somente previsões. Sendo assim, ao que tudo indica, o próximo profissional a compor a equipe será, também, cubano, tendo em vista que a disponibilidade de médicos brasileiros vinculados ao programa está reduzindo cada vez mais.
Ainda assim, durante esses meses tivemos o grande apoio da Dra. Yadira, a qual trabalhou incansavelmente para suprir a nossa demanda existente.

Gratidão, Yadira!

O momento mais crítico está sendo vivenciado agora, pois a Dra. Yadira encontra-se de férias, conforme período estabelecido pelo Ministério da Saúde e, assim, a Unidade de Saúde está sem médico fixo por 30 dias. Porém, em compromisso com a saúde da população, a Gestão Municipal está buscando trazer médicos para cumprir PLANTÕES em determinados dias, inclusive finais de semana, para que a população possa ser atendida em suas inúmeras necessidades. Mesmo assim, não está sendo fácil encontrar profissionais com efetiva disponibilidade, por estarem em outros vínculos e/ou carga horária de 40h escassa na própria região.
A, mas por que não se contrata um novo médico? Bom, a contratação de um novo médico “por conta da própria Prefeitura” implicaria na continuidade do programa Mais Médicos. Sendo assim, continuamos na luta diária pela chegada deste profissional, para que a nossa Unidade de Saúde volte a atender em sua inteira capacidade.
Estamos a disposição para ajudar a todos. Agradecemos a forte compreensão por parte de toda a nossa população!
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas