Senador Styvenson defende transparência na fila de exames e cirurgias do Sus

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) realizou sessão nesta terça-feira (18) e contou com a presença do senador Styvenson Valentim ( PODEMOS-RN) que defendeu a importância de aumentar a transparência na fila do SUS. “ No Estado de Santa Catarina há uma experiência importante de oportunizar a todos os usuários do Sus, a saberem qual o lugar que se encontram na fila de exames e cirurgias. Não é justo o vereador ou qualquer um que tenha acesso, colocar o amigo na frente, com uma manobra obscura. É preciso que os secretários de saúde dêem transparência. Falta de ética não é revelar os nomes que estão aguardando. É deixar a pessoa esperando meses, alguns chegam até a morrer, porque outros conseguem furar a fila. Isso é que é falta de ética,” defendeu o senador potiguar.

Styvenson também ressaltou a importância de serem punidos os gestores que não concluem ou deixam abandonadas obras públicas. “ Se não tem mais condições de recuperar, limpa o terreno. O que não pode é ficar a obra abandonada. No meu estado tem vários casos. Desde a década de noventa têm prédios do Caic que não foram concluídos, e permanecem sem nenhuma utilização,” ressaltou.

O senador Rodrigo Cunha ( PSDB-AL) , presidente da Comissão de Transparência, parabenizou a atuação do senador potiguar. “ Quero agradecer especialmente ao senador Styvenson, que estava há pouco comigo na Comissão de Educação, sempre muito atuante. Acompanho e parabenizo vossa excelência pela firma como está trabalhando pelo seu estado, pelo estímulo à transparência e à fiscalização,” elogiou Cunha.