VÍDEO: Deputada denuncia que Sesap pode perder R$ 3 milhões para reforma do Hospital Tarcísio Maia

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, poderá perder R$ 3 milhões para obras de reforma por falta de projeto e planejamento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap).

Essa foi a denúncia apresentada pela deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) durante a sessão plenária desta terça-feira, 31, na Assembleia Legislativa.

Segundo a deputada, “os recursos foram obtidos por meio de empréstimos no Banco Mundial, mas se a Sesap não apresentar um projeto até outubro, os recursos poderão ser perdidos e o dinheiro está disponível na conta do hospital desde 2020”, frisou Cristiane.

Para a parlamentar isso representa a falta de prioridade e planejamento da Secretaria na gestão de um hospital de referência para Mossoró e região. “Enquanto a reforma não é feita o que vemos são corredores lotados, atendimento precário para a população que sofre ao procurar o hospital Tarcísio Maia. O Tarcísio Maia é referência para toda região no entorno de Mossoró, a segunda maior cidade do nosso estado. Então, faço apelo à Sesap que não perca esses recursos para a unidade”, comentou.

Vice-presidente da Comissão de Saúde da ALRN, Cristiane Dantas ainda lembrou o descaso da Sesap com UTIs pedriáticas e Neonatais do Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, na zona norte de Natal. “Há duas semanas estivemos em visita com a Comissão de Saúde e constatamos os equipamentos novos sem uso, enquanto há demanda dessas UTI’s. É preciso que a Secretaria Estadual dê uma resposta concreta e efetiva para esse descaso”, cobrou.

Cristiane finalizou o pronunciamento lembrando a falta recorrente de medicamentos na Unicat, que afeta o tratamento de saúde dos pacientes, especialmente de quem depende sas medicações de alto custo. “Eu peço que o secretário tenha sensibilidade em assistir a população com uma saúde mínima que é obrigação do estado”.